A arte de Storm Thorgerson

Muitos irão se perguntar quem diabos é Storm Thorgerson. Como resposta mais completa podemos dizer que é um designer gráfico inglês, que em 2004 foi destaque na exibição Taken By Storm, realizada na galeria John Martin, em Londres e que um de seus trabalhos, chamado The Division Bell, virou selo postal.  Respondendo mais objetivamente, ele é o amigo de infância dos fundadores do Pink Floyd e responsável pelas obras  que ficaram famosas por estamparem as capas de clássicos absolutos do maior grupo de rock progressivo, e por que não, um dos maiores nomes da música.

Capa de A Momentary Leapse Of Reason do Pink Floyd

 

Capa de Wish You Were Here do Pink Floyd

 

Capa de Atom Heart Mother do Pink Floyd

 

Capa de Pulse do Pink Floyd

 

Capa de Dark Side Of The Moon do Pink Floyd
Quanto a capa de Dark Side Of The Moon, o artista diz ser idéia de Richard Wright, tecladista do Pink Floyd.

 

Capa de Delicate Sound Of Thunder do Pink Floyd
Porém, o genial artista não trabalhou somente com a banda inglesa. No seu currículo temos 10cc, Dream Theater, The Mars Volta, Muse, Anthrax e The Cranberries. Thorgerson participou de um importante grupo de designers ingleses denominado Hipgnosis, que utiliza uma linguagem surrealista, associando fotografia e desenhos para amarrar em uma mesma imagem o real e o irreal.
A primeira imagem a estampar a capa de um álbum musical foi para o disco homônimo do grupo Quartermass.
Capa do álbum homônimo do grupo Quartermass. Esta imagem data de 1968.
Nos anos 70, além dos clássicos do Pink Floyd, Thorgerson ainda elaborou as capas dos clássicos Houses of the Holy, Presence e In Through The Outdoor do Led Zeppelin, Technical Ecstasy do Black Sabbath, Peter Gabriel 1, Phenomenon do UFO Pieces Of Eight do Styx.
Technical Ecstasy do Black Sabbath
Houses of the Holy do Led Zeppelin
In Through The Outdoor do Led Zeppelin
 Peter Gabriel 1
Pieces Of Eight do Styx.
Nos anos seguintes, o artista inglês ainda trabalhou com videos de algumas destas bandas com quem já trabalhava, além de ampliar o leque de parceiros. Dentre os destaques nos vídeos estão Owner Of A Lonely Heart do Yes,  Learning To Fly do Pink Floyd, além do vídeo para as canções Us And Them e The Great Gig In The Sky que eram apresentados nos shows da turnê do álbum The Division Bell e que estão presentes no home-video do duplo ao vivo Pulse. Nas capas do álbuns, Thorgerson se destaca em capas de Alan Parsons (Try Anything Once, On Air), The Division Bell e Pulse do Pink Floyd, Skunkworks de Bruce Dickinson, Bury The Hatchet The Cranberries, Audioslave (primeiro álbum), Megadeth (Rude Awekening), Muse (Absolution, Black Holes and Revelations), The Mars Volta (Jelly Head, Deloused In The Crematorium) e Secret Society do Europe.



Anúncios

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s