A arte de Derek Riggs

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Derek Riggs

Os fãs de Heavy Metal, em especial da banda britânica Iron Maiden, conhecem bem o trabalho de Derek Riggs.

Pelo menos no que tange a bandas deste segmento musical.

Nascido no dia 3 de fevereiro de 1958, em Portsmouth, na Inglaterra, Derek ficou conhecido por seu trabalho como desenhista e designer, especialmente por ilustrar as capas de alguns dos clássicos do Heavy Metal, produzidos pelas bandas Dream Theater, Gamma Ray, Stratovarius e Bruce Dickinson, além do já citado Iron Maiden.

O maior trabalho comercial do artista com certeza é o mascote Eddie. Conhecido como o Mikey Mouse do Heavy Metal, Eddie é a grande obra de Riggs que em certa entrevista chegou a dizer que  

“Assim que terminei a primeira figura do Eddie, eu encostei na cadeira e pensei ‘esse desenho vai me fazer rico e famoso’… e então eu pensei ‘não seja idiota’, e fui pegar um café.”

 

RIGGS, ALÉM DO IRON MAIDEN…

 

Budgie: “Nightflight” (1981)

A primeira ilustração foi feita originalmente para estampar um lançamento do grupo Hawkwind, cuja temática se assemelha à capa do álbum “Levitation”  (1980). Todavia,  depois de não utilizada, foi vendida para a RCA e estampou a capa de “Nightflight”, do Budgie, importante banda do Reino Unido que influenciaria todo o Heavy Metal da década de 1980, em especial, e declaradamente, o Metallica. Neste álbum do Budgie, podemos destacar ótimas canções como “Apparatus”, “Change Your Ways”, e “I Turned to Stone”. Quando essa ilustração estampou o álbum do Budgie, o mascote Eddie já havia aparecido no primeiro álbum do Iron Maiden.

Confira um texto especial sobre a gênese do Metallica, e suas influências advindas do Hard Rock/Heavy Metal britânico, aqui

Quando essa ilustração estampou o álbum do Budgie, o mascote Eddie já havia aparecido no primeiro álbum do Iron Maiden. A partir daí, salvo por uma discutível ilustração no álbum “RX5” (1981), do guitarrista Alvin Lee, o trabalho de Riggs praticamente virou exclusividade das capas do Iron Maiden, se tornando até mesmo parte da mitologia da banda.

Confira nosso tributo especial a Alvin Lee, “o guitarrista mais rápido do oeste”, aqui… 

Veríamos com destaque a arte de Riggs novamente fora de um trabalho do Iron Maiden em meados dos anos 1990, mas nem tal dissociado assim da banda britânica, afinal, ela estamparia um álbum da carreira solo de Bruce Dickinson, à época ex-vocalista da banda, que ainda trazia o também ex-Iron Maiden Adrian Smith nas seis cordas.

Neste contexto, a imagem acima foi uma das propostas para a capa de Accident Of Birth, de Bruce Dickinson. Porém, foi recusada de imediato pelo vocalista que escolheu a figura abaixo, que foi proibida em vários países, incluindo no Brasil.

Bruce Dickinson: Accident of Birth (1997)

À partir daí, Derek Riggs, artista já renomado, começou a espalhar sua arte pelas bandas de Heavy Metal, principalmente das que investiam em temas que envolviam ficção científica ou fantasia. Ou seja, seus trabalhos começaram a estampar lançamentos das maiores bandas de Heavy/Power Metal Melódico.

Nesta época, um dos mais belos trabalhos do desenhista foi feito, e estampou um dos últimos clássicos do Gamma Ray, sendo responsável pela parte gráfica de Powerplant, lançado em 1998. Além desta imagem, o Gamma Ray ainda utilizou mais uma obra de Derek na capa de sua coletânea “Blast From The Past” (2000).

Gamma Ray: “Powerplant” (1998)

Confira nossos textos sobre o Gamma Ray, aqui

Neste mesmo período, Derek Riggs teve outro trabalho gráfico de destaque com a banda Stratovarius, que chegava ao topo de popularidade em último grande álbum lançado. Aqueles que já acompanhavam a cena metálica nos anos 1990 sabem da força que o Stratovarius teve naquela década, até o início da seguinte, quando, com o álbum “Infinite” (2000), a banda se tornaria ainda maior, tendo videoclipe veiculado na MTv. As partes gráficas dos álbuns “Infinite”, “Elements part 1” (2003) e “Elements part 2” (2003), foram todas feitas por Riggs.

Confira nossos textos sobre o Stratovarius, aqui e aqui

Confira as ilustrações concebidas por este gênio para ilustrar os álbuns desta banda

 

 

 

 

 

 

 

Ainda destaco os trabalhos que ilustravam os discos-solo do guitarrista do Stratovarius e do Symfonia, Timo Tolki, e a capa para o grande álbum da banda Zonata.

 

 

OS CLÁSSICOS DO IRON MAIDEN…

As obras que mais gosto do designer britânico para uma das maiores bandas de Heavy Metal da história não são, necessariamente, as que estamparam as capas dos álbuns, muito pelo contrário. Nos primórdios da banda inglesa, Derek fez a seguinte ilustração

Este desenho que estampou o segundo single da banda causou polêmica. Nele, a Dama de Ferro, Margaret Tatcher, é assassinada por Eddie. A repercussão foi tamanha que houve até uma resposta mostrada na figura abaixo, onde Eddie é aguardado pela Primeira Ministra Britânica numa emboscada.

 

Apresento a seguir mais algumas obras clássicas e as que mais gosto de Riggs para o Iron Maiden:

 

Confira nosso texto acerca da inspiração para a composição da faixa “The Trooper”, do Iron Maiden, aqui

 

Confira nossa resenha sobre o contestado álbum do Iron Maiden, “Virtual XI”, aqui

Estas são apenas algumas demonstrações do talento deste desenhista que marcou a história do Heavy Metal. Para visualizar a obra completa dele basta acessar o site do artista no endereço eletrônico http://www.derekriggs.com/ .

Confira nosso texto sobre a auto-indulgência do Iron Maiden, em seu álbum “Book of Souls” (2015), aqui

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Ilizarov disse:

    Show de bola
    Obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s