A Isso Chamam Blues: Tributo a Celso Blues Boy

Celso Blues Boy: o grande bluesman brasileiro.

Nestes últimos meses, grandes nomes da música tem partido deste nosso malfadado plano de existência e já começo a acreditar que, pelo menos musicalmente, o outro plano está melhor servido. Após os falecimentos de Robbin Gibb e Jon Lord, o Brasil foi atingido pelo luto musical. Nesse dia 08 de agosto morreu Magro, fundador do quarteto MPB-4, um dos maiores grupos vocais do Brasil, que arranjou músicas de Chico Buarque, Toquinho e Vinícius de Moraes.

Convidado de B. B. King, Celso tem a honra de tocar com a guitarra do rei do Blues.
Hoje, venho prestar o meu tributo a mais uma destas grandes personagens da música que se fez sua passagem: Celso Blues Boy. O grande nome do blues nacional morreu em Joinville, neste segunda-feira, 06 de agosto, vítima de um câncer de garganta, doença que ele não deu a menor importância quando surgiu, renegando qualquer tipo de tratamento e fumando seus seis maços de cigarros diários. Celso tinha 56 anos, dos quais 40 foram dedicados inteiramente à música se destacando como compositor, guitarrista e cantor sempre mostrando originalidade nos arranjos e audácia ao fazer blues em português.  Estas qualidades o levaram a ser classificado entre os 20 maiores guitarristas da história pela revista (internacional, diga-se de passagem) Backstage, o fizeram gravar com B. B. King e tocar no grande festival de Montreaux.

Celso Ricardo Furtado de Carvalho, carioca, escolheu o nome artístico de Celso Blues Boy em homenagem a seu ídolo B. B. King e começou sua carreira nos anos 70, acompanhando Sá & Guarabira e gravou o disco Abre-te Sésamo de  Raul Seixas (é de Celso o solo na clássica música “Rock das Aranhas”) em 1980. Montou grandes bandas como Legião Estrangeira e o Aero Blues que é considerado o primeiro grupo de blues do Brasil.

 

Mississipi, um dos grandes hits de Celso Blues Boy.
Sua carreira solo começou quando enviou uma fita contendo o hit “Aumenta que Isso Aí é Rock N’ Roll” para a Radio Fluminense. A partir daí seu voo solo ganhou altura e lançou seu primeiro álbum, Som na Guitarra, no ano de 1984. É neste clássico que estão os hits “Aumenta que Isso Aí é Rock N’ Roll” e “Blues Motel”, além de ter espalhado pelo nosso solo verde e amarelo um blues de qualidade aqui em nossas terras. No decorrer da segunda metade da década de oitenta consolidou ainda mais seu nome no cenário musical com mais quatro discos e grandes composições como “Marginal” (que conta com uma participação brilhante de Cazuza), “Damas da Noite”, “Tempos Difíceis”, “Fumando na Escuridão” e “Sempre Brilhará” que estão reunidas num dos melhores discos ao vivo  já lançados na musica brasileira. o álbum Vivo, foi lançado no ano de 1991 e trazia todos os clássicos da carreira de Celso Blues Boy (que estava em sua melhor forma) gravados no lendário Circo Voador na cidade maravilhosa. Em 1996 Celso Blues Boy lança seu melhor álbum. Indiana Blues é o mítico disco em que nosso bluesman tupuniquim grava com o grande B. B. King na faixa “Mississipi”, segunda do álbum, que conta a história de Robert Johnson e que teve seu clipe veiculado incessantemente na MTv.  Uma dica, se nunca ouviu Celso Blues Boy comece por este disco.
Esta raridade registra o momento em que B. B. King tira Celso da primeira fila do show pra que toque e ainda o empresta sua guitarra.
Com certeza, esta foi uma das maiores perdas musicais do ano, mas que será esquecida pelo público em geral, mas parafraseando o próprio Celso, as coisas são assim, pra quê se lamentar se dentro de nós fãs sua música sempre brilhará.
eu pego a guitarra e começo a tocar, porque chorar não vale mais a pena

Celso Blues Boy

 

Quem foi que Falou que Acabou o Rock N` Roll: O DVD de Celso Blues Boy na integra.
Anúncios

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s