ATUALIZANDO A DISCOTECA: Joey Ramone, “…Ya Know?” (2012)

 

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Joey Ramone: “Ya Know?” (2012, BMG/ Vox Music/ Chrysalis Music)

Um cara muito alto, desengonçado, míope e com uma voz anasalada e sem muito alcance. Nos E.U.A. ele seria mais um a ser rotulado como um perdedor, mas Jeffrey Ross Hyman se tornou o vocalista de uma das maiores bandas da história do rock (chegando a afirmar que a música salvou sua vida), uma das figuras mais reverenciadas do meio musical e cujo nome sempre era seguido do adjetivo “gente fina“. Quando faleceu em abril de 2001 muitos fãs viram o sonho de mais uma reunião dos precursores do punk rock ir para o túmulo junto com ele, pois se existe uma verdade no rock é que o único membro insubstituível no Ramones era Joey.  Após sua morte, nós fãs ganhamos um presente em forma de um disco póstumo, lançado em 2002, intitulado Don’t Worry About Me e que ficou famoso pela versão roqueira para o sucesso atemporal de What a Wonderful World. Ao todo, Joey lançou 14 álbuns de estúdio com os Ramones, virou nome de rua em Nova York, foi incluído no Rock N’ Roll Hall Of Fame e agora somos agraciados novamente com um lançamento póstumo. … Ya Know? chega às lojas em formato digital, cd e vinil 180grs.

Rock N’ Roll Is The Answer, primeira faixa do disco é uma ode ao estilo musical mais amado de todos os tempos. Solos de guitarra, base simples como já é habitual nas músicas de Joey, mas agora algumas canções beiram os quatro minutos. Going Nowhere Fast, 21st Century Girl, New York City lembram os últimos tempos da carreira de Joey, seja em carreira solo ou no Ramones e poderiam muito bem estar no tracklist de Adios Amigos ou de Don’t Worry About Me. Nestas músicas percebem-se arranjos caprichados que devem dar orgulho a Joey no plano de vida em que ele estiver. Particularmente, sempre fui um fã das baladas que traziam os álbuns dos Ramones. Ficava intrigado como a união de arranjos tão simples com uma linha vocal tão minimalista conseguia tanta emoção (se duvida ouça She Talks to Rainbows do álbum Adios Amigos ou I Won’t Let It Happen de Mondo Bizarro) e aqui temos Waiting For The Railroad e Party Line. Lindas!

 
I Couln’dt Sleep é uma mistura entre os Ramones e Elvis Presley sendo um dos grandes destaques do disco, lembrando quando os Ramones começaram a se preocupar um pouco mais com as suas músicas. Se formos fazer um paralelo deste álbum com algum lançamento precedente de Joey, com certeza nos vem à mente o último álbum de inéditas dos Ramones, o já citado Adios Amigos e a música Seven Days of Gloom confirma isto. Um dos destaques de “… Ya Know?”, mas que poderia muito bem estar lá, dentre as faixas daquele disco.
Quando Eyes of Green começa temos a nítida sensação de que o que se inicia é uma versão perdida de I Love You (adivinha de qual disco dos Ramones?). Ótima composição. A surpresa do álbum vem na versão de Merry Christmas (I Don’t Want To Fight Tonight) que originalmente está no álbum Brain Drain. Vale a pena conferir, ficou interessantíssima e bem mais lenta que a versão original. Make me Tremble é um caso à parte, originalidade total em uma composição fascinante e que só poderia ter sido composta por Joey. Mas o melhor ficou pro fim, Cabin Fever dispensa comentários. Rock como há muito eu não ouvia, simples, arrastado e com a voz de Joey. Esta merece sua audição. O álbum ainda traz uma nova versão acústica de Life’s a Gas do álbum Adios Amigos.
 
Pode parecer irônico que um músico já falecido venha a lançar um dos melhores álbuns do rock nos últimos anos. Mas a verdade que é este lançamento (junto aos novos álbuns do Rush, Beach Boys e Europe) só vem corroborar com a visão nítida de que as bandas/artistas de outrora ainda são mais competentes que as estrelas de hoje. Duvido muito que um disco de 2006 pra cá tenha tanta alma e sinceridade roqueira quanto este lançamento póstumo de Joey. E isso só faz aumentar a saudade em seus fãs. Quer ouvir sem ter que baixar? Clica no play no vídeo abaixo. Hey Ho Let’s Go…
Anúncios

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s