Qual é a música? Canções que você conhece, mas não sabe o nome delas e muito menos de quem são…

Acredito que a maioria dos leitores se lembram do jogo Qual é a Música. Isso mesmo, aquele em que o maestro vai dando a sequência de notas e o jogador deve dar o nome da canção. Pois bem, é muito comum nestas situações que o particpante do jogo, ou até mesmo nós expectadores, fiquemos incomodados por não lembrar do nome da música, mas ter a certeza que já ouviu-a. Isso acontece também fora daquele programa dominical, por exemplo, ao ouvir uma música no rádio. Na postagem de hoje vamos viajar pelo universo das canções que todos conhecem, seja por desenhos animados, filmes, toques de celular, brinquedos infantis, mas que poucos sabem quando foram compostas e quem as compôs e muito menos os nomes. Creio que nesta relação de dez canções, as quais acredito que figuram no topo da lista de mais conhecidas, você conhece todas, mas se lembra do nome e do compositor de pelo menos seis delas?

 
1. Oh! Susannah: Canção tradicional americana escrita em 1847 por Stephen Foster e associada com a Corrida do Ouro da Califórnia e tem sua base em canções de marcha escocesa. Na versão original existe uma estrofe que é suprimida nas mais diversas regravações de hoje devido ao seu cunho racista: I jump’d aboard the telegraph and trabbled down de ribber\ De lectrick fluid magnified, and kill’d five hundred Nigga \ De bulgine bust and de hoss ran off, I really thought I’d die \ I shut my eyes to hold my bref — Susanna don’t you cry
 
 
 
2. Oh My Darling, Clementine: Quem, no altos dos seus vinte e poucos anos ou mais, não se lembra de um cãozinho com uma carinha triste e desanimada num desenho animado que cantarolava Oh querida, oh querida, oh querida clementina! Pois é, esta é uma das canções mais tradicionais do folclore americano. Foi composta por Percy Montrose em 1884 e acredita-se que ela foi baseada em outra canção chamada Down By The River Liv`d a Maiden datada de 1856 e de autoria de H. S. Tompson.

 


3. Chariots Of Fire: Esta música se tornou sinônimo de maratonas após o filme Carruagens de Fogo de 1981, que mostra a preparação da equipe de atletismo da Grã-Bretanha para as Olimpíadas de Paris em 1924. Composta pelo grego Vangelis, a canção ganhou o Oscar e se tornou uma das melodias mais populares da história.

 


4. O Bom, O Mal e o Feio: Filmes western sempre fizeram parte da cultura popular moderna. Com suas trilhas sonoras não podia ser diferente. Um dos maiores clássicos deste gênero do cinema nos deu uma das canções mais populares da história. Quem nunca se ouviu assoviando a melodia principal desta canção ou não a viu presente em qualquer cena de duelo, seja no cinema, televisão ou teatro? Mas quem compôs esta música tão famosa? Esta peça foi composta por Ennio Morricone para o filme Três Homens em Conflito que atingiu o segundo lugar da Billboard na versão de Hugo Montenegro apresentada abaixo.



 5. Noturno n° 2: A música clássica é outra fonte de músicas que a maioria conhece seja por ringtones ou por já fazer parte do cancioneiro popular através das geraçãos. Um noturno é geralmente uma composição musical que evoca, ou é inspirada pela noite. Foi cultivado durante o século XIX principalmente como uma peça de caráter para piano solo. Noturno número 2 é uma composição deste gênero de autoria de Chopin e se tornou uma das melodias mais conhecidas da história da música.

 
 6. Fur Elise: Um dos clássicos “ringtonianos” (neologismo para classificar as canções que eram utilizadas como toque de celular). Fur Elise é uma das provas de que uma música não necessita necessariamente de complexidade para ser bela. Composta por Beethoven entre 1808 e 1810 em honra de uma senhora a quem propôs casamento, a canção virou uma das melodias mais conhecidas da história, mas a associação ao seu compositor se perdeu para os não iniciados na música clássica.  


7. Oh! Yeah: Se algumas melodias ou músicas se tornaram conhecidas pelo advento dos celulares, outras se popularizaram devido à exaustão em que aparecem em filmes ou reportagens. E esta canção está alocada no segundo caso. De autoria da banda de eletro-pop suiça Yello ela se tornou sinônimo de sexualidade canastrona e até mesmo de malandragem.





8. Morning Mood(Amanhecer): Peer Gynt é um romance do escritor norueguês Ibsen lançado em 1867 e encenado pela primeira vez em 1876, cuja música era de autoria de Edvard Grieg. Esta canção, denominada Amanhecer, é responsável pela abertura da obra e com certeza se faz presente no cancioneiro popular. 


 

09. A Cavalgada das Valquírias: Cavalgada das Valquírias é o termo popular da Europa para o tema principal da cavalgada, o leitmotiv Walkürenritt de uma ópera de Richard Wagner. Junto com o coro nupcial de Lohengrin, Cavalgada das Valquírias é uma das obras mais conhecidas de Wagner, destacada parcialmente por suas referências na cultura popular, sendo usada como um estereótipo da Grand Ópera. Cavalgada das Valquírias é provavelmente mais conhecida por seu uso no filme Apocalypse Now (1979) na cena em que um esquadrão de helicópteros atacam uma vila vietnamita. Desde então, tem sido usada em diversos filmes, jogos eletrônicos e comerciais. (Fonte: Wikipedia)





10. Los Toreadores: Esta canção é um dos andamentos da segunda suíte da ópera Carmen de Georges Bizet, considerada uma obra menor dentre as óperas de sua época sob alegação de falta de unidade das composições como um todo, por sua estrutura clássica com árias, duos, romanças, etc.  Depois dos modelos alemães, sobretudo das operas de Wagner, nao se concebia uma ópera  senão como uma grande partitura  dividida apenas por atos, separação necessaria para a troca de cenarios e figurinos. Mas este pedaço da ópera se tornou mais conhecido que seu compositor e, pelo menos aqui no Brasil, é comum ouvi-la em cenas aceleradas na televisão.

 

Anúncios

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s