VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO: Led Zeppelin, Led Zeppelin I

 Dia Indicado para ouvir: Sábado.

 
Hora do dia indicada para ouvir: Dez da Manhã.
 
Definição em um poucas palavras: Classudo ao quadrado, Guitarra, Pesado, Pra Encher a Cara, Psicodélico, Rock Inglês.

Estilo do Artista: Hard Rock.
 
Comentário Geral: Existem, na história do rock, três pilares do rock pesado: Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin. Cada um trazia uma pegada diferente e o “zepelin de chumbo” vinha, em seu primeiro álbum deflagrando a bandeira de um heavy-blues misturado a pitadas de folk-rock que deram identidade a uma das maiores bandas do estilo, já em seu primeiro lançamento. Apesar dos fãs dividirem suas predileções entre Led Zeppelin IV ou Phisycal Graffiti, o DNA zeppeliniano esta aqui. Baby, I’m Gonna Leave You (balada com introdução folk e arranjos pesados no meio da música) já prenunciava Stairway To Heaven, enquanto Dazed and Confused, um blues acachapante com uma linha de baixo  “engordurada” e descendente, aliada aos dois covers de Willie Dixon, You Shook Me e I Can’t Quit You Baby, mostravam que as raízes bluesy dos Yardbirds ainda eram latentes nas guitarras cheias de estilo de Jimmy Page. Good Times Bad Times e Communication Breakdown podem ser encaradas como primeiros esboços do metal britânico e You Time Is Gonna Come é uma canção ímpar em toda a discografia do grupo. Palavras quanto às performances de Page, Bonham e Plant são desnecessárias, mas o baixo de John Paul Jones, sempre subestimado, é destaque em todo o disco e partir daqui, a tríade do instumento no rock era completada por John Entwistle do The Who e Roger Glover do Deep Purple. Mais do que um clássico, um divisor de águas no rock! 

Ano: 1969.
 
Top 3:  Your Time Is Gonna Come, Dazed And Confused e Communication Breakdown.
 
Formação: Robert Plant (vocal, Harmônica), John Paul Jones (Baixo, Orgão), John Bonham (bateria), e Jimmi Page (guitarras, violões, e steel guitar).

Disco Pai: Muddy Waters – The Best Of Muddy Waters (1964).
 
Disco Irmão: The Who – Who’s Next  (1971).

Disco Filho: White Stripes – De Stijl (2000).
 
Curiosidades: O nome do grupo foi originalmente criado por Keith Moon, o baterista insano do The Who. Antes de montar o Led Zeppelin, Jimmi Page teria idealizado uma banda como Plant e a cozinha do The Who – John Entwistle no baixo e Keith Moon na bateria- que seria batizada com este nome. Entretanto, Page pediu para Moon o nome Led Zeppelin quando foi montara sua nova banda.

Pra quem gosta de: Classic rock, jeans e camiseta , cerveja e carne vermelha.

 

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Sou suspeito pra falar, mas, talvez nenhuma outra banda levou o “hedonismo” tão a fundo, tão a serio como o Zeppelin, na Holanda o nome do grupo é outro por causa do primeiro nome, uns dizem que rendeu ate processo naquele pais – “The Nobs” (O Pau)!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sábias palavra… obrigado pelo comentário e volte sempre! Abraços!

    Curtir

  3. a-barcellos disse:

    Realmente este disco é uma obra-prima irretocável, um prelúdio da mistura de estilos e sons que fez do Zeppelin uma banda única na história da música.

    Curtir

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s