VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO: Lou Reed, New York

Dia Indicado para ouvir: Terça-Feira

Hora do dia indicada para ouvir: Nove da manhã.
 
Definição em um poucas palavras: Drogas, Guitarra,Sombrio, Urbano.

Estilo do Artista: Classic Rock.
 
Comentário Geral:  Ousadia sempre foi a marca deste ícone do rock às avessas. Desde os primórdios de sua carreia, Lou Reed já enveredava pelas selvas do submundo das grandes cidades, se tornando uma espécie de arauto da realidade urbana decadente das metrópoles. Com seu cenário musical construído, alternou altos e baixos, mesmo no Velvet Underground e não foi diferente em sua carreira solo. Apesar de alguns escorregões e belíssimas obras incompreendidas, Lou Reed nos brindou no fim da década de 80 com um de seus melhores discos, New York. A cidade que empresta o nome ao título da obra serve de pano de fundo para o desfile das personagens sombrias de Reed, que vão desde aidéticos até crianças abusadas. Não que esta abordagem fosse uma novidade em sua discografia, mas é notável que a sonoridade apresentada duas décadas antes pelo Velvet está presente em cada sulco do vinil que roda neste momento. Alheio a sua técnica não tão apurada na empunhadura da guitarra, até as passagens descompassadas de acordes se tornam parte do clima das crônicas apresentadas nas letras. Até nisso Lou Reed acertou. É impossível citar uma canção como destaque fora do contexto do álbum, mas além do Top 3, não deixe passar Romeo Had Julliet, Halloween Parade,  a bela Last Great American Whale, a pesada e roqueira There Is No Time e Good Evening Mr. Waldheim. Um disco fora do seu tempo, que resgata o valor do rock clássico, comparável a um oásis em meio ao imenso deserto de futilidades e cores da alienada geração  musical oitentista.

Ano: 1989.
 
Top 3: Sick of You, Dirty Boulevarde Beggining of a Great Adventure.
 
Formação: Lou Reed (vocais, guitarras, backing vocals), Mike Rathke (guitarra), Rob Wasserman (baixo de seis cordas), Fred Maher (bateria, baixo), Maureen Tucker (percussão), Jeffrey Lesser e Dion DiMucci (backing vocals)

Disco Pai: Tim Buckley: Goodbye And Hello(1967)
 
Disco Irmão:  Tom Waits:  Big Time (1988)

Disco Filho: Nick Cave: Murder Ballads (1996)
 

Curiosidades:  Na contra-capa do álbum Lou Reed informa ao ouvinte que é essencial que a audição seja feita na completitude de seus 58 minutos (apesar da duração total ser de 56 minutos e 40 segundos) e o ouvinte possa o absorver como um filme ou um livro. Certa vez, entrevistado por Elvis Costello e indagado quanto à escrever um livro tendo Nova York como ambiente, Lou respondeu que existiam melhores escritores para o trabalho e que sua obra em homenagem a cidade estava neste álbum.

 
Pra quem gosta de: crônicas suburbanas, madrugadas, becos, casacos pesados e cerveja preta. 

 

 
Anúncios

1 comentário Adicione o seu

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s