VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO: Steely Dan, Aja

Dia Indicado para ouvir: Domingo.

Hora do dia indicada para ouvir: Onze da manhã.

Definição em um poucas palavras: Classudo ao quadrado, Jazzístico, Adulto

Estilo do Artista: Jazz Rock, Fusion, AOR.
 
Comentário Geral:  Na minha visão de evolução musical, existem dois tipos principais (mas não únicos) de amálgamas entre o jazz e o rock. O primeiro foi desenvolvido por Miles Davis, no final dos anos 60, com o álbum Bitches Brew, e este detém a alcunha de jazz fusion. Por outro lado, existem os grupos que buscaram o caminho contrário. Como membros da cena rock n’ roll, acrescentaram elementos jazzísticos a seu som, desenvolvendo o jazz rock quase que simultaneamente ao formato recheado de detalhes técnicos criado por Davis. Desta safra podemos citar baluartes como Frank Zappa, Traffic, Grateful Dead e o Soft Machine. Entretanto, o Steely Dan percorreu ainda um terceiro caminho, se aproximando mais dos descendentes de Miles Davis, ou seja, grupos como Weather Report, Return To Forever e Mahavishnu Orchestra, mas se inspirando num pop adulto (carregado de elementos do blues, jazz e soul) de nomes como Chicago e Blood Sweet And Tears dos primeiros anos. O duo formado por Donald Fagen e Walter Becker, mentores do grupo que se valiam de convidados e músicos de estúdio em suas gravações, vinha aprimorando sua sonoridade ao longo dos seus cinco álbuns precedentes, até que a fórmula quase perfeita de pop/jazz altamente sofisticado foi atingida em Aja, álbum de 1977. À esta altura, o  grupo era quase uma festa de estilos e integrantes, sendo referenciada pela revista Rolling Stone como “os maiores anti-hérois musicais da década de setenta”. Mesmo tomando um caminho inverso do sentido comercial, criaram um som pop fascinante, com fluidez, um naipe de metais inesquecível e que jamais fora repetido com tal brilhantismo em um disco de rock. Misturaram soul music, jazz, AOR e muito bom gosto com precisão cirúrgica. A abertura com Black Cow apresenta a mistura que se ouvirá por todo o disco: soul music, metais sincopados, e belíssimos solos de guitarra que elevam a classe e a destreza das canções. O ápice desta obra está  na faixa título. Se ainda não definiram uma forma de poesia musical, pode enumerar esta canção que, por seus arranjos de guitarras sensíveis e inteligentes, nos leva a um sonho hipnótico, delicado, quebrado somente pelo duelo de bateria e sax tenor que fecha esta pérola da música moderna.  Este é só o início do álbum, ainda temos a magistral e suave Deacon Blues, a quase disco music Peg, que alterna ritmos dançantes, refrões alegres e harmonias gloriosas e o boogie Josie. Ao findar a audição tem-se a impressão de ter ouvido um dos grandes álbuns da história da música, mas a certeza de apreciar um dos pilares do bom gosto musical dos anos 70. Impossível não virar o disco e começar o lado A novamente…

Ano: 1977
 
Top 3: Aja, Deacon Blues e Black Cow

Formação: Donald Fagen (sintetizador, teclados, vocais), Walter Becker ( baixo e guitarra) e mais de três dezenas de músicos de estúdio e convidados para as sessões de gravação.

Disco Pai: Blood Sweet And Tears: Blood Sweet And Tears  (1969)
 
Disco Irmão: Weather Report: Heavy Weather (1977)

Disco Filho:  Ed Motta : AOR (2013)
 

Curiosidades:  O álbum vendeu cinco milhões de cópias, sendo o maior sucesso comercial da banda. O sax tenor da canção Aja é desfilado por Wayne Shorter, membro do grupo responsável pelo disco irmão indicado. O título do álbum é uma clara alusão à Ásia e foi inspirado pela esposa coreana de um amigo de escola de Fagen e na capa temos a modelo japonesa Sayoko Yamaguchi. Das inúmeras sessões de gravação desta obra restaram uma enorme quantidade de canções. Muitas delas foram usadas por Donald Fagen em seu álbum solo de 1982, o estupendo The Nightfly. 

Pra quem gosta de: Oriente, música adulta, céu azul e mar calmo, camisas floridas e vinho tinto. 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s