ALFRED HITCHCOCK: 5 Filmes Para Conhecer

Hitchcock dirigiu ao todo 57 filmes para o cinema, produziu 20, co-roteirizou oito, escreveu um e apareceu em 35. Desta admirável carreira, recomendar apenas cinco filmes é quase impossível, mas vamos fazê-lo, mesmo conscientes de que esta lista irá causar a revolta de alguns, pois a confeccionei baseada estritamente entre meus três favoritos e dois básicos. Confesso que foi difícil deixar de fora obras como O Homem que Sabia Demais, Rebbeca: Uma Mulher Inesquecível, Ladrão de Casaca, Intriga Internacional, Marnie: As Confissões de uma Ladra, Festim Diabólico, O Homem Errado, Frenesi, O Marido era Culpado e Pássaros. De importância ímpar para a história do cinema, principalmente do suspense, conheça nossas cinco indicações para mergulhar na genialidade de Alfred Hitchcock (para saber mais, clique aqui).
1. Os 39 Degraus (1936) 
200px-39_stepsEste filme é apontado como o melhor filme de Hitchcock antes de virar uma lenda de Hollywood e está na lista de favoritos de diversos fãs do diretor (inclusive deste que vos escreve).  A película foi lançada em 1935 e é baseada no livro homônimo de John Buchan, que narra as férias conturbadas de Richard Hannay, um simples cidadão na capital inglesa. Sua vida entra em um turbilhão após encontrar uma mulher misteriosa que seria, supostamente, uma espiã e que lhe conta alguns segredos. Entretanto, ela é assassinada já nos primeiros momentos do filme, movendo Richard a solucionar o mistério. Confira mais detalhes na nossa postagem sobre o filme aqui.

 

2. Psicose (1960):
20210517
Filme baseado no romance de Robert Block, onde Hitchcock inovou ao assassinar sua personagem principal aos 45 minutos da trama, fugindo do clichê de que o ator famoso não morrerá ao menos até o fim da trama. Para isso, criou uma das cenas mais emblemáticas do cinema, alocada no fictício Bates Motel.

 

3. Pacto Sinistro (1951):

19962111
Baseado num romance de Patricia Highsmith (escritora de O Talentoso Ripley) este é um dos melhores filmes da carreira de Hitchcock, com uma atuação impecável de Robert Walker, que morreu um ano depois de filmar Pacto Sinistro.

 

 

4. Um corpo que Cai (1958):
20124470Com James Stewar e Kim Novak.  Madeleine é uma bela mulher que vem sofrendo com uma crise de identidade: ela tem visões e um comportamento estranho. Seu marido pede a John Ferguson, um detetive aposentado e que sofre de acrofobia, que investigue as saídas misteriosas da esposa. Inicialmente, Scottie reluta, mas diante da insistência do colega, ele concorda em seguir a mulher. O marido acredita que Madeleine esteja sendo possuída por sua bisavó Carlotta, que tinha tendências suicidas.
5. Janela Indiscreta (1954):
20130409
Um dos maiores sucessos do diretor conta com a dupla James Stewart e Grace Kelly no elenco. Baseado num conto de Cornell Woolrich, esta trama se aproveita do voyeurismo como gatilho para a trama, tirando o ponto de vista do vilão na cena do assassinato e dando-a a um observador bisbilhoteiro.
Anúncios

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s