VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO: Lobão, “Acústico MTv”

lobao-1375120014778_500x500

Dia Indicado Pra Ouvir:  Quarta-Feira;

Hora do dia indicada para ouvir: Oito da Noite;

Definição em um poucas palavras: acústico, classudo

Estilo do Artista: Rock.

Comentário Geral:  Lobão, desde os anos 80, se mostra uma dos personagens mais originais, carismáticos, polêmicos e – digo sem medo de afirmar isso – pioneiros no rock nacional dos anos 80, convencionalmente chamado de BROCK. Esteve ao lado de Lulu Santos e Richie na banda Vímana em fins dos anos 70, banda que chegou a ser parte de um projeto ao lado de um ex-integrante do grupo inglês Yes, mas que não decolou pelo choque de egos. Além disso, batizou a banda Blitz de Evandro Mesquita, onde também tocou bateria, instrumento que capitaneou também na banda Gang 90. Em meados dos anos 80, partiu para uma carreira solo de sucesso e encarou uma “horda de metaleiros malvadões” na segunda edição do Rock In Rio.

A originalidade da discografia do Grande Lobo do rock se garante no fato de nenhum disco soar igual ao outro e a busca de novos horizontes musicais ser notória em cada momento de sua carreira. New Wave, Hard Rock, fusão com bateria da Mangueira, música eletrônica, todos estes elementos desfilam pelos discos do roqueiro João Luiz. A superação após o “acidente” de moto que sofreu em uma época emocionalmente difícil de sua vida é um exemplo. Lobão ficou com uma das mãos paralisadas e usou o treinamento incessante de escalas no violão como fisioterapia, mesmo período em que seus discos caíram muito nos índices de vendas, mas superaram os outros em qualidade de composição.

Ok! Mas e o disco acústico? Completando uma década de seu lançamento, esta viagem desplugada pela carreira de Lobão traz um set list bem equilibrado, com sucessos dos anos 80 e as preciosidades da nova fase de sua carreira. El Desdichado II abre o disco de forma densa, assim como sua versão originalmente presente em A Vida é Doce, um de seus melhores trabalhos.  Dentre os sucessos oitentistas temos Essa Noite Não, Me Chama, Canos Silenciosos, Blá-Blá Eu Te Amo, Decadence Avec Elegance e Corações Psicodélicos.

Mas as preciosidades estão em faixas como Vou Te Levar, Por Tudo O Que For (a beleza sutil da música vem de um arranjo com vários violões e instrumentos diversos dando um sentimento minimalista soberbo), Noite e Dia (balada clássica dos anos 80, composta em parceria com Julio Barroso, para a vocalista da Gang 90, a mesma para quem Lobão compôs Me Chama), Você e a Noite Escura (preciosidade romântica), A Vida É Doce, Pra Onde Você Vai (com os arrebatadores versos “Nas paredes escrevia o seu nome pra tentar te esquecer/ no espelho assistia própria dor de lembrar/ na cama sem dono perguntava/ como tudo foi se acabar”) e a mais bela de todas, O Mistério (composição de Lobão e Lulu Santos, na época da banda Vimana,  e nunca lançada antes).

Infelizmente, apesar de todo o sucesso comercial, Lobão nunca recebeu o devido reconhecimento dentro de sua classe, mesmo com toda a sua relevância e pioneirismo nas diversas frentes da música brasileira. À época do lançamento deste álbum, só se ouvia que ele havia se sujeitado ao dinheiro advindo do formato que tanto criticou. Na verdade, o som do acústico de Lobão, as texturas de cordas e os arranjos diferenciados, fazem dos demais álbuns dentro formato quase como registros de bar! Além deste trabalho, a obra de Lobão merece ser ouvida, pois sua discografia contem faixas excepcionais que ficaram de fora deste acústico, que, na minha opinião, é o melhor já realizado no Brasil! Por isso tudo, VOCÊ DEVIA OUVIR ISTO…

Ano: 2007;

Top 3: “Pra Onde Você Vai”, “O Mistério” e “El Desdichado II”

Formação: Lobão (Vocal, Violão de 6 e 12 cordas, Craviola e Viola Caipira), Edu Bolonha (Violão, Violão Barítono, Banjo, Bandolim e Dobro), Luci (Violão de 6 e 12 cordas, Craviola, Bandolim e Voz), Dani Martins (Baixo acústico e Craviola), Roberto Pollo (Piano, Órgão, Escaleta e Harmônio), Pedro Garcia (Bateria e Percussão) e San Ruan (Percussão e Apito).

Disco Pai:  Titãs: Acústico (1997).

Disco Irmão:  Acústico MTV: Bandas Gaúchas (2005).

Disco Filho:  Ainda não nasceu.

Curiosidades: O álbum foi gravado nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2006 na MTV Brasil, sendo premiado com o Grammy Latino na categoria de melhor disco de rock. Dentre os instrumentos utilizados neste registro existe um violão com madeira de jacarandá, que a Gianini mandou fazer para o projeto, e um Taylor de 10 mil de dólares.

Pra quem gosta de: espírito folk, observar detalhes, emoção texturizada, inconformismo, cavaleiros solitários e cerveja artesanal.

lobao08-2

Anúncios

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s