ATUALIZANDO A DISCOTECA: Stratovarius, “Visions of Europe – Live”

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

1596f81f07468d7ca200e6051e30e09ff3fbf893
Stratovarius: “Visions of Europe – Live” (1998, 2016, earMUSIC, Sound City Records, Shinigami Records) NOTA: 9,0

Aqueles que já acompanhavam a cena metálica nos anos 1990 sabem da força que o Stratovarius teve naquela década, até o início da seguinte, quando, com o álbum “Infinite” (2000), a banda se tornaria ainda maior, tendo videoclipe veiculado na MTv, e capa de álbum desenhada por Derek Riggs. Todavia, em 1997, ainda estavam galgando o Olimpo das bandas de Metal Melódico, com a sequência de álbuns “Fourth Dimension” (1994), “Episode” (1996) e “Visions” (1997), que investiam em faixas ousadas, complexas, rápidas e intensas, construídas sobre uma geometria sinfônica e progressiva para o Speed Metal.

“Visions Of Europe”, lançado em 1998, registra exatamente a banda em dois momentos de setembro de 1997, durante a turnê de “Visions”, em shows na Itália e na Grécia, que refletem a força daquele trabalho por faixas como “Forever Free”“Kiss Of Judas”, “Speed Of Light” e “Black Diamond”, bem como a reverência aos momentos dedicados a “Episode”, como revela a maciça participação do público em “Father Time”, “Will The Sun Rise?”, “Season of Change” “Forever”. Ainda temos a épica “Twilight Synphony”, “Distant Skies”, e “Against The Wind”, do álbum “Fourth Dimension” (1994), como destaques do tracklist. Ou seja, eis aqui um desfile de hinos incontestáveis do Metal Melódico!

Confira a faixa “Kiss of Judas”… 

Ao longo das performances para cada tema, vemos uma banda indiscutivelmente à caminho de seu ápice, lapidando seu diálogo instrumental, com o tecladista Jens Johansson muito bem entrosado com o guitarrista Timo Tolkki nas linhas melódicas, além de cozinha precisa e forte, e vocais firmes e confiantes de Kotipelto. Em resumo, temos uma tempestade de energia e técnica musical por andamentos velozes, riffs bem trabalhados, e belos refrãos.

Numa produção que permite desenhar a personalidade que a banda construiu em estúdio, e com um set list que engloba os trabalhos registrados pela maioria dos integrantes desta formação, percebemos o quão complementares são estas três obras, muito pela performance apaixonada e explosiva que a banda registrou, numa clara troca de energia com um público formado por fãs , que engrandeceu a execução impecável das músicas.

“Visions Of Europe”, lançado em 1998, registra exatamente a banda em dois momentos de setembro de 1997, durante a turnê de “Visions”, em shows na Itália e na Grécia, que refletem uma banda em rumo certo ao topo do gênero que praticava… 

Como retrato de uma época de um subgênero do Heavy Metal que foi gigante, ou seja, em termos de Heavy Metal Melódico, “Visions Of Europe” se enquadra como clássico, além de servir de registro histórico de como o Stratovarius chegou ao topo em termos técnicos, com gravação límpida e timbragens destacáveis. O trono dentro da cena viria com “Destiny” (1999), álbum seguinte, que, junto a dupla “Episode” (1996) e “Visions” (1997), disputa a preferência dos fãs desde aqueles tempos, e fecha sua trilogia de álbuns irrepreensíveis.

Em 2016, a gravadora EarMusic resolveu inaugurar sua série de relançamentos do catálogo da banda em alta qualidade, com ricos materiais extras, e dentro deste pacote está este clássico álbum ao vivo, que, no Brasil, chega via Shinigami Records (que já relançou o clássico “Destiny”, num belíssimo digipack duplo), em CD duplo, encarte detalhado, e recheado de fotos. A gravadora earMUSIC promete o relançamento de todos os álbuns da banda até o fim de 2017

Confira, aqui, nossa resenha para o relançamento do álbum “Destiny” (1998)… 

Confira, aqui, nosso post especial sobre a arte de Derek Riggs…

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s