ATUALIZANDO A DISCOTECA: Novíssimos – “Um” (2015)

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Novíssimos - Um
Novíssimos: “Um” (2015, Independente). NOTA: 9,0

Quando começamos a desistir da música popular brasileira atual eis que nos chega este oásis de musicalidade, em meio ao imenso deserto de qualidade que se tornou o mercado musical brasileiro.

“Um” é (como o próprio nome indica) o primeiro lançamento do conjunto Novíssimos, sendo fruto de pouco mais de meia década de trabalho e lapidação. E lapidação é a palavra certa, visto que cada canção aqui apresentada é uma joia da música nacional atual.

A mistura da estilos e harmonias dá um tempero exótico ao que poderia ser simples, visto que transitam das melodias bucólicas das alterosas mineiras, aos tons tropicais, entremeados por uma classe jazzística que há tempos eu não ouvia em uma obra nacional.

Apesar das nuances de jazz, não espere um som americanizado, pois o DNA destas composições mostra que são evoluções da MPB, em arranjos esmerados, cadência e malícia elegante, vocais aconchegantes e abrasivos, além de muita técnica musical e um certo groove moderno.

“Um pouquinho francês” traz doses homeopáticas de jazz/funk dissolvidas em uma brasilidade musical malemolente e versos excelentes, enquanto “Estrada de Terra” é abrilhantada por Ivan Lins.

Confira o clipe da faixa “Um Pouquinho de Francês”… 

Já “Isabel” é uma bossa moderna, pincelada por cores musicais cariocas e um belíssimo solo de trombone e “Aldeia Velha” é singela, bucólica, como um tipo de som brasileiro que não deveria, mas o Brasil esqueceu.

Ainda podemos enaltecer “Mania” (final com groove certeiro), bem como “Sophia”, de belíssima poesia e arranjos de cordas sem par. Destaque ainda ao trabalho de bateria e aos metais onipresentes que recheiam as músicas da banda com detalhes brilhantes.

Se existe um único porém neste álbum é a faixa “Sujinho do Rato”, que tem um apelo diferente das demais composições.

Não demore a apreciar este álbum, pois a banda é formada por alquimistas produzindo ouro dentro do mar de chumbo da música brasileira atual.

Para ouvir o álbum acesse http://www.novissimos.com.br/#team

Anúncios

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s