ATUALIZANDO A DISCOTECA: Viletale, “From the Depths ov Mind” (2017)

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

a3112830681_16
Viletale: “From the Depths of Mind” (2017, Independente) NOTA:8,0

Quem acompanha nossos textos sabe do apreço que temos pela obra de H. P. Lovecraft, e reafirmo, sem medo de estar blasfemando, que você não conhece literatura fantástica de classe se os seus olhos ainda não se depararam com as elaboradas palavras alinhadas na obra do escritor. Sendo assim, nada mais natural do que este EP da banda catarinense Viletale chamasse minha atenção de imediato, afinal “From the Dephts Ov Mind” conta a história do demônio “Cthulu”, personagem principal do panteão macabro de Lovecraft e alvo de seu melhor conto, “O Chamado de Cthulu”.

Relativamente novos dentro do cenário nacional, a banda Viletale, oriunda de Blumenau-SC, já impressiona em seu segundo EP conceitual em apenaa um ano e meio de existência, colecionando acertos, mas também evidenciando arestas que precisam ser aparadas, principalmente quanto a produção. As letras estão impecáveis, a imagem da banda é bem estruturada e a sonoridade está bem calcada numa forma assimétrica de Death/Black Metal.

Confira o lyric video da faixa “Shattered Existance”… 

E a introdução macabra, com clima de filme de terror, já ambienta o ouvinte ao conceito explorado dentro do Death/Black Metal que varia da brutalidade catártica, aos momentos mais cadenciados e limpos, sempre guiado por vocais ora guturais, ora rasgados, e usando linhas de guitarra mais elaboradas como artifícios de transição dos variados andamentos da trabalho.

Neste contexto, a geometria estrutural nada convencional, com intensidade causticante e clima pútrido, simulando musicalmente o horror catatônico e psicológico de Lovecraft, desenha um sufocante extremismo musical, brutal, energético e nada cansativo, tendo nas linhas de guitarra o desafogo melódico que envolvem o ouvinte, onde se destacam faixas como “Shattered Existance”, “Chant of the Mountain” (esta com ótimas variações melódicas, certo experimentalismo e brilhante passagem de sabor Doom Metal), e “Tentacle God”.

Relativamente novos dentro do cenário nacional, a banda Viletale, oriunda de Blumenau-SC, já impressiona em seu segundo EP conceitual em apenas um ano e meio de existência, intitulado “From the Dephts Ov Mind”, misturando H. P. Lovecraft com Death/Black Metal causticante… 

Das sete faixas do álbum “From the Dephts Ov Mind”, densenvolvidas ao longo de pouco menos de trinta minutos, cinco músicas remetem diretamente aos contos “Dagon”, “Os Gatos de Ulthar”“Horror em Dunwich”, “Os Outros”, “Azathoth”“O Chamado de Cthulu”, que seriam ótimas iniciações àqueles que desconhecem a obra de Lovecraft. 

O único porém aos meus ouvidos é a produção mais crua, e por vezes cortante, que, mesmo com a organicidade de um pântano sombrio e primitivo, não confere a grandiosidade que o conceito literário possui. Acredito que uma lapidação na produção conseguiria reafirmar a sombra mitológica que vive no âmago de todas as composições, inspirando maior temor e reverência.

Confira o EP na íntegra..

Mesmo assim, essa aresta não irá eclipsar a eficiência das composições construídas pelo quarteto formado por Alan Ricardo (Guitarra base), Bruno Jankauskas (Vocal/Guitarra solo), Matheus Lunge (Bateria), e Filipe Oliveira (Baixo), com destaque à dupla da seção rítmica que se mostra extremamente técnica e desenvolta. Destaque ainda ao encarte bem feito, com todas as letras, sendo esse o primeiro registro físico da banda, produzido de forma profissional. 

Uma grata revelação do extremismo metálico nacional…

Confira nosso texto especial sobre o conto “O Chamado de Cthulu”, aqui

Confira nosso texto especial sobre Os Mitos de Cthulu, a mitologia nascida com Lovecraft, aqui

Anúncios

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s