ATUALIZANDO A DISCOTECA: From North, “From North” (2017)

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 5.741 outros seguidores

fromnorth_artwork
From North, “From North” (2017, Downfall Records) NOTA:8,0

Pelo nome desta banda sueca e pela capa cheia de referências à cultura viking, não há como se surpreender com o gênero a que se dedicam. É Viking Metal caraterístico, com melodia, senso épico, além de peso instrumental e força nos vocais, conjurando riffs pesados, enquanto desenvolvem versos sobre mitologia nórdica e dão uma textura interessante à sua música pelo uso de instrumentos medievais.

Mas não vá pensando em encontrar mais do mesmo, afinal possuem boa variação de arranjos e vocais, e manuseiam muito bem os elementos alheios ao instrumental típico do Heavy Metal, construindo uma dinâmica interessante entre suas composições, que são embaladas numa produção que tonificou as timbragens, dando musculatura a faixas interessantes como “He Who Hates”, “Ship’s Tale” (essa uma das melhores do álbum),  “Ormr Inn Langi” e a faixa-título, que se desenvolvem por digressões do Heavy Metal.

Indiscutivelmente, o quinteto formado por Håkan Johnsson (vocalista e compositor) Mattias Svensson (guitarra), Mikael Kindblad (baixo) Robin Hermansson (bateria), e Janne Lüthje (guitarra), conseguiu trazer algo diferente do que se esperava, com passagens bem elaboradas, detalhes brilhantes e letras bem escritas, mas ainda falta algo.

Confira o clipe da faixa-título… 

Ao contrário do que geralmente acontece nos álbuns de Viking Metal, este primeiro álbum da banda From North não se alicerça exclusivamente sobre o Metal Extremo, mesmo que composições como “Mead Of Poetry” sigam esta premissa. Este comportamento pode explicar como conseguiram contornar o problema de muitos nomes que soam enfadonhos na metade dos álbuns.

Por outro lado, o fato de se valerem de uma mistura consistente de Thrash Metal e Metal Tradicional (como em “The_Catch“), além das indissociáveis interseções com o Folk Metal deu uma esfriada no conceito geral. Mesmo não se valendo daquelas melodias ululantes, sendo o teor folk destas composições balizado pelo bom gosto, como desenhado de aroma feérico mais puro e natural, como em  “The Sacred Oath”, parece que a dinâmica desta alquimia não promove o calor da entropia musical.

Olhando mais friamente, ainda temos melodias bem exploradas pela intensidade, sem amarras ou direções pré-estabelecidas.  A sonoridade é pesada, o clima é épico, mas menos bélico, dando mais espaço à grandiloquência emocional, seja ela para a fúria, ou para a agradabilidade, afinal  faixas como “Last Appeal” e  “Sworn Brotherhood” trazem uma carga emocional mais aflorada.

fromnorth_band

A banda sueca From North entrega um Viking Metal caraterístico, com melodia, senso épico, além de peso instrumental e força nos vocais, conjurando riffs pesados, enquanto desenvolvem versos sobre mitologia nórdica e dão uma textura interessante à sua música pelo uso de instrumentos medievais…

Ainda me espanta como a  manufatura detalhista de elementos distintos dentro de sua proposta, consegue não soar inócua ou rebuscada demais, numa elasticidade equilibrada no desenho das harmonias quanto a variabilidade, mas apesar disso, criam um conjunto de composições que não compromete, mas também não empolga.

Por fim temos um ponto de partida que pode não ser tão brilhante como gelo e nem tão incisivo quanto fogo, com suas arestas a serem aparadas aqui e acolá, mas que também já mostra maturidade, potencial e equilíbrio na proposta! Só falta um pouco mais de magia…

Mais um nome para se seguir de perto.

 

Anúncios

E aí? Curtiu? Conte-nos o que achou desta postagem, mas seja educado, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s